sexta-feira, 24 de abril de 2009

TEXTO DE ABERTURA

É com grande felicidade que vamos dar início ao OLONIMÓ 2009 – I Fórum de Pesquisa e Prática de Culturas Afrodescendentes.

Na verdade, o Olonimó começou há 15 anos, quando surge em Aracaju, um grupo que queria “obter o conhecimento”, o Grupo Abaô de Capoeira Angola. O grupo vem conseguindo isso e ainda mais, transmitir este conhecimento. Um conhecimento que sempre sofreu preconceito, que sempre foi marginalizado, negado, afastado, ignorado e ainda mal interpretado, e, por isso, sempre tão difícil de ser vivido. Aos poucos, a cada pessoa que se sentava na roda do Grupo Abaô, conseguíamos aprender mais. E assim, a consciência étnica ultrapassou o círculo do grupo e fundou a Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra.

E aqui estamos: comemorando 15 anos, parabenizando o conhecimento, este conhecimento que luta pra ser reconhecido. Nasce, agora, oficialmente, o Olonimó, que significa “aquele que obtém o conhecimento”. O primeiro de muitos outros que virão e que darão microfones, tela, corpos, música, câmeras, atabaques, agogôs, berimbaus para que este conhecimento vá longe e se mostre e se reproduza.

Todos nós, que estamos aqui fazendo o Olonimó, devemos ter a consciência da responsabilidade que é ter este conhecimento que será passado nestes 5 dias de evento. Responsabilidade e respeito por cada coisa aprendida, pois ele vem de muitos tempos e sofreu muito para sobreviver até aqui.

Agradecemos e parabenizamos a todos que fizeram, fazem e farão parte do Abaô. E a todos que acreditaram no Olonimó.

Que todos vocês tenham a sensação que foi um grande investimento que fizeram em participar deste importante momento da Associação Abaô de Arte-Educação e Cultura Negra. Afinal, são 15 anos não tão fáceis, mas que, com certeza, continuam valendo a pena serem vividos.

Bom Olonimó a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário